Páginas

terça-feira, 11 de junho de 2013

Rússia pode dar asilo a ex-agente da CIA que vazou documentos secretos

Rússia pode dar asilo a ex-agente da CIA que vazou documentos secretos

Autoridades russas disseram que podem avaliar um eventual pedido de asilo político de Edward Snowden, o responsável por vazar documentos secretos dos EUA


Edward Snowden, ex-agente da CIA, revelou os programas de vigilância secreta do governo norte-americano (Foto: THE GUARDIAN/Glenn Greenwald/Laura Poitras)
Autoridades da Rússia e um porta-voz do governo de Vladimir Putin disseram nesta terça-feira (11) que o país está disposto a estudar uma possível solicitação de asilo polítco do ex-agente da NSA e da CIA Edward Snowden, responsável pelo vazamento de documentos sobre dois programas secretos do governo dos Estados Unidos para espionar ligações telefônicas e digitais de milhões de americanos. "Atuaremos de acordo com a evolução dos fatos. Se tal solicitação for encaminhada, teremos que estudá-la", afirmou Dmitri Peskov, porta-voz do Kremlin. 

Snowden assumiu ser o responsável por divulgar à imprensa arquivos sigilosos sobre ao monitoramento de milhões de cidadãos americanos. O vazamento dos documentos mostrou que o presidente Barack Obamanunca encerrou os programas de vigilância doméstica da Era Bush, e que milhões de telefonemas e e-mails privados de cidadãos americanos sem relação com terroristas são monitorados pelas agências de espionagem dos EUA.
Além do porta-voz do Kremlin, membros da Duma, a Câmara dos Deputados da Rússia, também deram declarações positivas a respeito do asilo. "Seria uma boa ideia", disse Robert Shleguel, membro do comitê de política informativa da Duma. O chefe do comitê de Assuntos Internacionais da Duma, Alexei Pushkov, disse que conceder asilo seria uma forma de defender os direitos humanos. "Ao prometer asilo a Snowden, Moscou assume sua política de defesa aos perseguidos por motivos políticos", disse Pushkov.
A relação entre Rússia e Estados Unidos não é boa no tema de direitos humanos. O governo americano apoiou opositores ao regime de Putin, como as integrantes da banda feminista Pussy Riot. Em represália, o governo da Rússia aprovou um pacote de medidas que passa a rotular organizações de promoção dos direitos humanos como "agentes estrangeiros".
Paradeiro de Snowden
Edward Snowden estava em Hong Kong quando foi revelado como o responsável pelo vazamento dos dados secretos. Hong Kong, no entanto, tem um acordo de extradição com os Estados Unidos, que poderiam reivindicar a prisão de Snowden a qualquer momento. Por isso, o ex-agente da NSA deixou o hotel onde estava hospedado e não retornou mais. Segundo o jornal britânicoThe Guardian, ele ainda se encontra em Hong Kong e não sabe para qual país vai pedir asilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário