O número de exoplanetas descobertos (mundos que orbitam ao redor de estrelas distantes) passou oficialmente de 1.000. Desses, 12 podem ser mundo habitáveis, onde a distância de suas órbitas ao redor de suas estrelas mãe é adequada para existência de água líquida nas superfícies.
Esses novos mundos estão catalogados na Enciclopédia de Planetas Extrasolares
A nova contagem agora está em 1.010.
Abel Mendez, do Laboratório de Habitabilidade Planetário, da Universidade de Porto Rico, disse que embora este número cresceu rapidamente nos últimos anos, devido à falta de financiamento, esta cifra é muito menor do que poderia ser.
“Possuímos mais técnicas e tecnologias provadas para detectar mais exoplanetas, mas o limite tem sido os telescópios, especialmente os telescópios espaciais. Se tivéssemos mais financiamento, haveriam mais telescópios e esse número seria muito maior agora.”
Para o Prof. Mendez, alcançar o número de 1.000 exoplanetas descobertos é um importante marco.
“Eu não quero saber onde os exoplanetas estão. Eu quero compreender as estrelas, porque elas são as anfitriãs dos planetas. Eu quero compreender toda a galáxia e a distribuição de estrelas, porque tudo está conectado“, explicou ele.
Veja abaixo um gráfico mostrando a representação artística dos exoplanetas que podem, em tese, abrigar a vida, comparados em tamanho com alguns dos planetas de nosso sistema solar:
Fonte das informações: www.bbc.co.uk e Ovni Hoje
Colaboração: Wagner Godinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário